sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Estratégias de ensino

A mesa-redonda
Para utilizar esta estratégia, dividimos os alunos em grupos. Cada grupo, através de sorteio, recebe um tema, o qual deve ser pesquisado com a ajuda de todos os partícipes, porém apenas um integrante será escolhido pelos demais para expor o que foi aprendido sobre o tema, bem como defender a posição do grupo em relação ao que for exposto.
   No primeiro momento, a turma atuará como espectadores, ouvindo atentamente, todas as falas. No segundo momento, como mediadora, a professora fará as observações sobre as apresentações. No terceiro momento cada espectador fará uma pergunta (escrita ou falada, a um dos representantes dos grupos. Quando escritas, cabe ao mediador(a) ler as perguntas e escolher as que forem relevante para que sejam repassadas aos representantes dos grupos, os quais apresentarão o trabalho). Neste momento acontecerá o diálogo entre os participantes.
     Numa dinâmica que imita a maiêutica, o objetivo maior é chegar a exaustão do tema, eliminando todas as dúvidas levantadas, bem como descobrir o que os participantes aprenderam sobre o tema, pelo seu grupo, estudado, assim como pelos demais grupos apresentados.
2. A técnica é útil para:
a.     Discutir ou refletir sobre um tema ou situação-problema.
b.     Obter a participação de todos.
c.      Chegar a uma decisão participativa e, quando possível, unânime.
d. Levar os participantes a assumir responsabilidades, pois a participação na decisão é garantia de colaboração.
3. Use a técnica quando:
a.     Quer utilizar o diálogo como meio de ensino.
b.     Busca-se igualdade entre os participantes.
c.      Deseja-se um universo comum de comunicação.

d.     Define-se claramente o tema, o problema e o objetivo a que se quer chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário