A mesa-redonda
Para utilizar esta estratégia,
dividimos os alunos em grupos. Cada grupo, através de sorteio, recebe um tema,
o qual deve ser pesquisado com a ajuda de todos os partícipes, porém apenas um
integrante será escolhido pelos demais para expor o que foi aprendido sobre o
tema, bem como defender a posição do grupo em relação ao que for exposto.
No primeiro momento, a turma atuará como
espectadores, ouvindo atentamente, todas as falas. No segundo momento, como mediadora,
a professora fará as observações sobre as apresentações. No terceiro momento
cada espectador fará uma pergunta (escrita ou falada, a um dos representantes
dos grupos. Quando escritas, cabe ao mediador(a) ler as perguntas e escolher as
que forem relevante para que sejam repassadas aos representantes dos grupos, os
quais apresentarão o trabalho). Neste momento acontecerá o diálogo entre os
participantes.
Numa dinâmica que imita a maiêutica, o
objetivo maior é chegar a exaustão do tema, eliminando todas as dúvidas
levantadas, bem como descobrir o que os participantes aprenderam sobre o tema,
pelo seu grupo, estudado, assim como pelos demais grupos apresentados.
2. A técnica é útil para:
a. Discutir ou refletir sobre um tema ou
situação-problema.
b. Obter a participação de todos.
c. Chegar a uma decisão participativa e,
quando possível, unânime.
d. Levar os participantes a
assumir responsabilidades, pois a participação na decisão é garantia de
colaboração.
3. Use a técnica quando:
a. Quer utilizar o diálogo como meio de
ensino.
b. Busca-se igualdade entre os participantes.
c. Deseja-se um universo comum de
comunicação.
d. Define-se claramente o tema, o problema e
o objetivo a que se quer chegar.
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