terça-feira, 14 de março de 2017

Leitura e Interpretação de Texto - 06/03/2017



Redemption Song
Old pirates, yes, they rob I
Sold I to the merchant ships
Minutes after they took I
From the bottomless pit
But my hand was made strong
By the hand of the Almighty
We forward in this generation
Triumphantly

Won't you help to sing
These's songs of freedom?
'Cause all I ever have
Redemption songs
Redemption songs

Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our minds
Have no fear for atomic energy
'Cause none of them can stop the time
How long shall they kill our prophets
While we stand outside and look
Some say it's just a part of it
We've got to fulfill the book



Won't you help to sing
These's song of freedom?
'Cause all I ever have
Redemption songs
Redemption songs
Redemption songs

(Guitar break)

Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our mind
Wo! Have no fear for atomic energy
'Cause none of them-a can-a stop-a-the time
How long shall they kill our prophets
While we stand aside and look?
Yes, some say it's just a part of it
We've got to fulfill the book



Won't you help to sing
These's song of freedom?
'Cause all I ever had
Redemption songs
All I ever had
Redemption songs
These songs of freedom
Songs of freedom


Canção da Redenção
Velhos piratas, é, eles me roubaram
Me venderam para os navios mercantes
Minutos depois deles
Me tirarem do porão sem fundo
Mas minha mão foi feita forte
Pela mão do Todo-Poderoso
Seguimos nessa geração
Triunfantemente


Você não vai ajudar a cantar
Mais uma canção de liberdade?
Pois tudo que já tive
Canções de redenção
Canções de redenção

Emancipem-se da escravidão mental
Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossa mente
Não tenha medo da energia atômica
Porque nenhum deles pode parar o tempo
Por quanto tempo vão matar nossos profetas
Enquanto ficamos parados olhando? uh!
É, alguns dizem que é só uma parte disso
Temos que completar o livro

Você não vai ajudar a cantar
Essas canções de liberdade?
Pois tudo que já tive
Canções de redenção
Canções de redenção
Canções de redenção

(Guitarra)


Emancipem-se da escravidão mental
Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossa mente
Úh! Não tenha medo da energia atômica
Porque nenhum deles pode parar o tempo
Por quanto tempo vão matar nossos profetas
Enquanto ficamos parados olhando?
É, alguns dizem que é só uma parte disso
Temos que completar o livro


Você não vai ajudar a cantar
Essas canções de liberdade?
Pois tudo que já tive
Canções de redenção
Tudo que já tive
Canções de redenção
Essas canções de liberdade
Canções de liberdade


Dizem que quando um cisne pressente a proximidade de sua morte ele emite um lindo e melodioso canto, sendo este o último gorjeio da ave, o “canto do cisne”. “Redemption Song” é considerada o “canto do cisne” de Bob Marley. Ao contrário da maioria de suas músicas, esta teve somente um solo acústico com o próprio Marley cantando e tocando seu violão.
Quando Marley escreveu a canção, por volta de 1979, ele já havia sido diagnosticado com câncer, o que mais tarde viria a matá-lo. De acordo com sua esposa, “ele já estava sentindo fortes dores, uma característica que é evidente no álbum, especialmente nesta canção”.
A letra da canção é derivada do discurso do ativista jamaicano Marcus Garvey, considerado um dos maiores ativistas da história do movimento nacionalista negro. Garvey foi o principal idealista do movimento de “volta para a África”. Na realidade ele criou um movimento de profunda inspiração para que os negros tivessem a “redenção” da África, e para que as potências coloniais européias desocupassem a mesma.

A palavra redenção é rica de significados. Segundo o Aurélio, redenção significa remir que significa salvar, libertar, livrar, resgatar, reabilitar, fazer esquecer, expiar, pagar, indenizar, compensar, reparar. fala de como os negros foram trazidos da África para as Américas e sobreviveram ao cativeiro e transcederam sua condição miserável criando uma cultura poderosa. A música dos negros de todas as Américas e sua importância em tudo que se fez em música depois dela dá o que pensar. Como povos destruídos, com seus poucos indivíduos sobreviventes massacrados e privados das condições mínimas que permitem que nos identifiquemos como seres humanos, vindos de culturas muito diferentes, reagrupados num outro continente sob o título genérico de negros, foram capazes de mesmo depois de séculos de opressão, durante esse tempo e depois dele até hoje, criar e manter viva essa música. Eu não sei a explicação, mas a palavra redenção me diz muito a esse respeito. Sabemos que tudo começou no lamento solitário desse homem escravizado e também nos momentos de alegria e festa que mesmo nessas condições o homem é capaz de criar. E a grande mistura entre esses povos negros oprimidos e os povos ameríndios igualmente oprimidos e as várias culturas europeias, gerou uma música cuja história se confunde com o surgimento das novas tecnologias e os meios de comunicação de massa e os primórdios do que hoje se chama de globalização. Sabemos que esse homem escravizado, desterrado, humilhado, literalmente tratado como animal de trabalho, não tinha nada. Mas sua essência de homem prevaleceu. Quando a voz humana se une à música surge algo único. Com palavras, ou sem elas, em qualquer língua, compreensível ou não para o ouvinte, sua capacidade de criar empatia, de ecoar na alma de quem ouve e de quem canta, é única. Nascemos com ela. Cada pessoa traz consigo esse instrumento único. Ela é o instrumento e o instrumentista ao mesmo tempo. Não existem duas vozes iguais assim como não existem impressões digitais iguais. Ao mesmo tempo, a voz de uma pessoa cantando uma canção pode encarnar o sentimento de muitas e muitas pessoas cantando juntas se tornam uma só voz.  

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